3 tipos de tapetes para decoração da sua casa que estão em alta

Existem muitas opções de tapetes disponíveis no mercado

Os tapetes trazem conforto e praticidade aos ambientes e são capazes de mudar completamente o visual de um espaço. Essas peças, tão importantes para a decoração, deixam algumas dúvidas na hora de escolher o modelo ideal. Isso porque os tipos de tapete disponíveis no mercado são inúmeros e tantas opções podem chegar a confundir. Por isso, preparamos este post com 3 modelos que estão em alta e podem fazer toda a diferença na decoração da sua casa. Confira!

Os principais tipos de tapete

Os tapetes podem ser classificados de acordo com as suas indicações de uso. Isso porque as diferenças entre as tramas tornam alguns modelos mais aptos a um ou outro cômodo.

1. Tapetes de fibras sintéticas

Esses modelos costumam ser os mais baratos do mercado, mas nem por isso perdem em estilo e beleza. Os modelos de fibras sintéticas, como náilon, acrílico e poliéster, são os tipos de tapete mais indicados para a sala de jantar. Isso porque a área de alimentação exige uma limpeza mais profunda e frequente.

2. Tapetes de fibras naturais

Os tapetes de fibras naturais, como o sisal, são ótimas opções para sala de estar. Apesar de ter uma superfície mais dura, eles caem muito bem em ambientes de lazer, pois trazem um apelo da natureza. Entretanto, como esta é uma área de descanso e relaxamento, os modelos que trazem uma superfície macia costumam ser mais apreciados.

3. Tapetes felpudos

Em ambientes prioritariamente de descanso, como o quarto, o tapete felpudo cai muito bem. Os modelos mais espessos podem ser utilizados, desde que o cuidado com a limpeza seja intensificado para evitar alergias.

Essas dicas são apenas orientações, afinal, nada impede que você utilize um tapete felpudo na sala de jantar ou um modelo de náilon no quarto.

A escolha do tapete ideal

Para definir qual dos tipos de tapete é o ideal para o seu caso, vale a pena ficar atento a alguns pontos:

Local de uso

Dependendo do local de uso, você precisará lavar seu tapete com maior frequência. Por isso, os modelos para sala de jantar e cozinha, por exemplo, funcionam melhor com fibras sintéticas. Para esses locais, os modelos antiderrapantes também são mais indicados.

Já os quartos e salas podem ganhar em conforto com um tapete felpudo, já que nesses locais a limpeza de rotina pode ser feita apenas com um aspirador.

 

Tamanho

Um fator importante na hora de escolher entre os tipos de tapete é o tamanho. Isso porque cada cômodo pede uma dimensão específica para melhor organizar o ambiente.

Os tapetes para quarto, por exemplo, devem ser escolhidos respeitando as dimensões do cômodo e também o tamanho da cama. Modelos muito amplos podem deixar o ambiente pesado, assim como os pequenos demais trazem a impressão de que algo está faltando.

Estilo de decoração

Os tipos de tapete disponíveis no mercado trazem uma infinidade de cores, texturas e estampas. Por isso, é importante conhecer as tendências de decoração e respeitar o estilo dos moradores na hora de escolher o modelo ideal.

Uma maneira simples de escolher entre os tipos de tapete é combinar a peça com as almofadas. Esse truque ajuda a deixar o ambiente mais harmonioso e com cores coordenadas.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos de tapete, deixe sua criatividade solta para escolher os melhores modelos para sua casa! Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades.

Texto: Valle - Casa & Conforto

Veja também