Plano Brasis da Embratur destaca potencial internacional do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Dados apresentados apontam interesse de operadoras em comercializar o destino, que também tem duas experiências em destaque na vitrine internacional "Feel Brasil".
O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul ganhou destaque como um destino com grande potencial para a comercialização internacional durante as apresentações do Plano Brasis em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os eventos, que reúnem trade turístico e poder público, revelaram dados que apontam para um crescente interesse de operadoras e turistas em experiências de natureza e ecoturismo, posicionando o geoparque como um produto estratégico para a atração de visitantes estrangeiros. O território do Geoparque envolve os municípios de Cambará do Sul, Mampituba, Torres, Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.
O Plano Brasis é um plano de ação para a promoção turística internacional idealizado pela Embratur e pelo Sebrae, em parceria com os governos estaduais. A iniciativa estabelece diretrizes e estratégias baseadas em inteligência de dados para posicionar os destinos brasileiros de forma competitiva no mercado global. A apresentação do Plano em Santa Catarina aconteceu na última segunda-feira, 11, na sede do Sebrae em Florianópolis e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do presidente do Sebrae, Décio Lima.
No evento realizado no Rio Grande do Sul, dados de uma pesquisa da Embratur com Destinos de Gerenciamento de Destinos (DMCs) e agências de receptivo internacional mostraram um claro interesse no Geoparque Cânions do Sul. O levantamento indicou que operadoras brasileiras veem o destino como uma oportunidade para renovar e incluir em seus portfólios, especialmente para diversificar a oferta de produtos para o mercado europeu, como o de Portugal.
Já em Santa Catarina, o plano reforçou o valor da chancela da UNESCO, que, atrelada à divulgação internacional, fez o número de visitas ao território do Geoparque mais do que dobrar nos últimos 15 anos. O documento destaca a região como um polo de ecoturismo com experiências únicas.
Além do destaque no Plano Brasis, o Geoparque também marca presença em outra importante iniciativa de promoção internacional da Embratur, a plataforma “Feel Brasil”. O projeto funciona como uma vitrine de experiências turísticas autênticas e imersivas, selecionadas para inspirar viajantes estrangeiros a "sentir o Brasil" em sua plenitude, conectando-os com a cultura e a natureza do país. Duas experiências do Geoparque foram selecionadas para esta vitrine internacional: a Trilha do Rio do Boi e a visita ao Cânion Fortaleza, ambas exaltando a grandiosidade e a beleza natural da região. Estas experiências são realizadas por agências de turismo que participam da Georrota Cânions do Sul, a rota turística do Geoparque, e estão envolvidas em estratégias de qualificação promovidas pelo Geoparque em parceria com o Sebrae.
Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque, celebra o momento. "Os dados apresentados pela Embratur confirmam que estamos no caminho certo. Este interesse do mercado é o resultado de um trabalho sério de estruturação de experiências autênticas. Estamos consolidando o Geoparque não apenas como um destino de belezas naturais, mas como uma referência em geoturismo sustentável no Brasil, pronto para receber o turista internacional."
O apoio à estruturação de produtos turísticos e aos empreendedores locais é uma das bases do plano. Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, reforçou a importância de valorizar as potencialidades regionais. “Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou durante o evento em Florianópolis.
A dupla estratégia da Embratur, ao incluir o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul tanto no planejamento do Plano Brasis quanto na promoção ativa da plataforma "Feel Brasil", sinaliza uma forte aposta na diversificação do turismo brasileiro, alinhando o potencial de conservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a geração de renda para as comunidades locais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No evento realizado no Rio Grande do Sul, dados de uma pesquisa da Embratur com Destinos de Gerenciamento de Destinos (DMCs) e agências de receptivo internacional mostraram um claro interesse no Geoparque Cânions do Sul. O levantamento indicou que operadoras brasileiras veem o destino como uma oportunidade para renovar e incluir em seus portfólios, especialmente para diversificar a oferta de produtos para o mercado europeu, como o de Portugal.
Já em Santa Catarina, o plano reforçou o valor da chancela da UNESCO, que, atrelada à divulgação internacional, fez o número de visitas ao território do Geoparque mais do que dobrar nos últimos 15 anos. O documento destaca a região como um polo de ecoturismo com experiências únicas.
Além do destaque no Plano Brasis, o Geoparque também marca presença em outra importante iniciativa de promoção internacional da Embratur, a plataforma “Feel Brasil”. O projeto funciona como uma vitrine de experiências turísticas autênticas e imersivas, selecionadas para inspirar viajantes estrangeiros a "sentir o Brasil" em sua plenitude, conectando-os com a cultura e a natureza do país. Duas experiências do Geoparque foram selecionadas para esta vitrine internacional: a Trilha do Rio do Boi e a visita ao Cânion Fortaleza, ambas exaltando a grandiosidade e a beleza natural da região. Estas experiências são realizadas por agências de turismo que participam da Georrota Cânions do Sul, a rota turística do Geoparque, e estão envolvidas em estratégias de qualificação promovidas pelo Geoparque em parceria com o Sebrae.
Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque, celebra o momento. "Os dados apresentados pela Embratur confirmam que estamos no caminho certo. Este interesse do mercado é o resultado de um trabalho sério de estruturação de experiências autênticas. Estamos consolidando o Geoparque não apenas como um destino de belezas naturais, mas como uma referência em geoturismo sustentável no Brasil, pronto para receber o turista internacional."
O apoio à estruturação de produtos turísticos e aos empreendedores locais é uma das bases do plano. Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, reforçou a importância de valorizar as potencialidades regionais. “Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou durante o evento em Florianópolis.
A dupla estratégia da Embratur, ao incluir o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul tanto no planejamento do Plano Brasis quanto na promoção ativa da plataforma "Feel Brasil", sinaliza uma forte aposta na diversificação do turismo brasileiro, alinhando o potencial de conservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a geração de renda para as comunidades locais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Fotos: Marcio Manasce / Embratur