Plano Brasis da Embratur destaca potencial internacional do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Plano Brasis da Embratur destaca potencial internacional do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Dados apresentados apontam interesse de operadoras em comercializar o destino, que também tem duas experiências em destaque na vitrine internacional "Feel Brasil".
 
O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul ganhou destaque como um destino com grande potencial para a comercialização internacional durante as apresentações do Plano Brasis em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os eventos, que reúnem trade turístico e poder público, revelaram dados que apontam para um crescente interesse de operadoras e turistas em experiências de natureza e ecoturismo, posicionando o geoparque como um produto estratégico para a atração de visitantes estrangeiros. O território do Geoparque envolve os municípios de Cambará do Sul, Mampituba, Torres, Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande.
 
O Plano Brasis é um plano de ação para a promoção turística internacional idealizado pela Embratur e pelo Sebrae, em parceria com os governos estaduais. A iniciativa estabelece diretrizes e estratégias baseadas em inteligência de dados para posicionar os destinos brasileiros de forma competitiva no mercado global. A apresentação do Plano em Santa Catarina aconteceu na última segunda-feira, 11, na sede do Sebrae em Florianópolis e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do presidente do Sebrae, Décio Lima.

No evento realizado no Rio Grande do Sul, dados de uma pesquisa da Embratur com Destinos de Gerenciamento de Destinos (DMCs) e agências de receptivo internacional mostraram um claro interesse no Geoparque Cânions do Sul. O levantamento indicou que operadoras brasileiras veem o destino como uma oportunidade para renovar e incluir em seus portfólios, especialmente para diversificar a oferta de produtos para o mercado europeu, como o de Portugal.

Já em Santa Catarina, o plano reforçou o valor da chancela da UNESCO, que, atrelada à divulgação internacional, fez o número de visitas ao território do Geoparque mais do que dobrar nos últimos 15 anos. O documento destaca a região como um polo de ecoturismo com experiências únicas.

Além do destaque no Plano Brasis, o Geoparque também marca presença em outra importante iniciativa de promoção internacional da Embratur, a plataforma “Feel Brasil”. O projeto funciona como uma vitrine de experiências turísticas autênticas e imersivas, selecionadas para inspirar viajantes estrangeiros a "sentir o Brasil" em sua plenitude, conectando-os com a cultura e a natureza do país. Duas experiências do Geoparque foram selecionadas para esta vitrine internacional: a Trilha do Rio do Boi e a visita ao Cânion Fortaleza, ambas exaltando a grandiosidade e a beleza natural da região. Estas experiências são realizadas por agências de turismo que participam da Georrota Cânions do Sul, a rota turística do Geoparque, e estão envolvidas em estratégias de qualificação promovidas pelo Geoparque em parceria com o Sebrae.

Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque, celebra o momento. "Os dados apresentados pela Embratur confirmam que estamos no caminho certo. Este interesse do mercado é o resultado de um trabalho sério de estruturação de experiências autênticas. Estamos consolidando o Geoparque não apenas como um destino de belezas naturais, mas como uma referência em geoturismo sustentável no Brasil, pronto para receber o turista internacional."

O apoio à estruturação de produtos turísticos e aos empreendedores locais é uma das bases do plano. Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, reforçou a importância de valorizar as potencialidades regionais. “Nosso propósito é levar os empreendedores ao sucesso, valorizando as vocações de cada região do estado”, afirmou durante o evento em Florianópolis.

A dupla estratégia da Embratur, ao incluir o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul tanto no planejamento do Plano Brasis quanto na promoção ativa da plataforma "Feel Brasil", sinaliza uma forte aposta na diversificação do turismo brasileiro, alinhando o potencial de conservação ambiental com o desenvolvimento econômico e a geração de renda para as comunidades locais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
 
Fotos: Marcio Manasce / Embratur

Veja também