Deixar o feijão de molho funciona e faz bem para saúde, diz estudos

O truque que todas as vovós já sabiam: é importante deixar de molho antes de cozinhar

Sua avó provavelmente já deve ter falado para você que é importante deixar o feijão de molho antes de ir para a panela. Essa prática era muito usada para eliminar substâncias do grão que poderiam causar gases. Bom, se você estava pensando em deixar para as gerações antigas esse hábito, talvez seja hora de repensar a decisão, pois esse truque foi comprovado cientificamente.

Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que ao deixar o feijão de molho por um período entre 8 e 12 horas, é possível acelerar o processo de cozimento, pois os grãos já estarão hidratados, e também ocorre a eliminação de propriedades antinutricionais, que ficam dissolvidas na água. Por isso, é importante descartar a água que serviu para deixar de molho, ok?

Entre essas substâncias eliminadas, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino. Se ingeridas, o resultado são gases e flatulência. E não para por aí: reduzindo a quantidade de elementos antinutricionais, o organismo consegue assimilar mais facilmente alguns nutrientes, como proteínas e minerais.

Fonte: Minha Vida

Veja também