Jornalismo Satc recebe o professor Rogério Christofoletti

Evento aborda uma autocrítica da profissão, nesta quinta-feira (21)

 

“O Jornalismo precisa de uma autocrítica. Todo ator social necessita de uma reflexão”. É assim que o jornalista e professor da UFSC, Rogério Christofoletti, aborda a crise de identidade da profissão. Ele estará na Faculdade Satc, nesta quinta-feira (21/11), para socializar suas reflexões no evento “Mídia Talks: uma autocrítica do jornalismo”. O encontro ocorre no mezanino da Biblioteca Sebastião Netto Campos, na Satc, a partir das 19 horas.

Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, o evento reunirá estudantes e profissionais de comunicação e conectará diálogos sobre teorias, práticas profissionais e crítica de mídia. “O Jornalismo ocupa um papel central na vida das pessoas. Por meio dele, formamos noções de realidade, sobre o que se passa na esquina de casa, no bairro e até no outro lado do mundo”, afirma Christofoletti.

O pesquisador destaca ainda a necessidade de a profissão recuperar sua credibilidade. Para isso, é necessário ir além de apontar erros e acertos. “Fazer uma autocrítica não é apenas apontar os problemas da profissão. É perceber como o Jornalismo pode contribuir com a sociedade e com o indivíduo”, completa.

O Mídia Talks é organizado pela 8ª fase do curso de Jornalismo da Faculdade Satc. Conforme o acadêmico Fabrício Colombo Junior, é importante iniciar a retomada da credibilidade na profissão ainda na academia. "Em tempos que a mídia é muito questionada e desafiada, é importante também nos questionarmos como anda o nosso Jornalismo. Durante todo o semestre, fomentamos e refletimos sobre assuntos importantes ligados à área. Certamente será mais um grande momento para analisarmos nosso trabalho e o futuro da profissão", afirma.

Durante o planejamento do evento todas as ações foram propostas pelos acadêmicos. O diálogo, proposto de forma dinâmica e aberto à participação do público presente, será mediado pela jornalista Karol Carvalho. A iniciativa é uma atividade interdisciplinar entre as aulas de Crítica de Mídia e Assessoria de Imprensa Digital. O Mídia Talks tem o apoio de Alianda Pisos e Azulejos e Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

Texto e fotos: Leonardo Ferreira

Veja também