Pilates na Gravidez: entenda os benefícios do método

Uma atividade física de baixo impacto perfeita para as futuras mamães

 

O Pilates por ser uma atividade física de baixo impacto e fácil adaptação dos exercícios, tornou-se a atividade física mais indicada e praticada pelas futuras mamães, pois durante a  gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que podem gerar dores e desconforto. Segundo a fisioterapeuta Daniela Borges, especialista em Pilates Clássico,  o método prepara e fortalece o corpo, ajuda a suportar melhor o peso da barriga, combate o inchaço e ainda facilita o nascimento no parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez. Amigo também no pós-parto, o Pilates ajuda as novas mamães a recuperar a forma física, porque a prática durante a gestação,  vai trabalhando os membros superiores, fortalecendo a coluna, e deixando o corpo da gestante preparado para a sobrecarga nos processo de segurar o bebê no colo, amamentar, etc.

Além disso, a prática regular de Pilates durante a gestação acalma o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe. O cortisol é um hormônio que encontra-se em maior quantidade no sangue quando estamos cansados e estressados.

É por esses e outros tantos benefícios, que o método tem se tornado uma das modalidades preferidas das gravidinhas que frequentam o Studio de Pilates Daniela Borges.

 Vale lembrar que no Pilates Clássico (método criado por Joseph Pilates) não existem exercícios proibidos na gravidez, apenas alguns que não são tão recomendados pela posição que pode causar desconforto e pela situação de cada gestante.

Entenda o Pilates na gestação

 Pilates ajuda a emagrecer?

O Pilates na gravidez não tem um alto gasto calórico e por isso a gestante não deve perder muito peso com ele, mas ele pode ajudar a manter a boa forma física e evitar o ganho de peso excessivo durante esse período.

O Pilates nos três trimestres gestacionais

A fisioterapeuta Daniela Borges, como mãe e profissional, entende bem das diferentes mudanças que acontecem no corpo da mulher durante as 40/42 semanas e por isso, adapta os exercícios tornando-os mais suaves ou focados em determinada área do corpo de acordo com o condicionamento físico da aluna, e com cada fase da gravidez.

Quando iniciar?

Procurando respeitar o processo de formação do bebê, a fisioterapeuta Daniela Borges recebe  grávidas a partir do terceiro mês gestacional.

Qual a duração e frequência das aulas?

As aulas de Pilates podem ser realizadas com duração de 30 minutos a uma hora, de uma a duas vezes por semana.

 

Até quando a prática de Pilates é recomendada?

Não existem contraindicações para continuar com os exercícios do Pilates para gestante até o final da gravidez, porém, isso vai depender e variar de aluna para aluna: quanto ganhou de peso, se conseguiu praticar os exercícios regularmente, e se ainda continua disposta para a prática.

Precisa de autorização médica?

 Sim, no Studio Pilates Daniela Borges, a partir do terceiro mês de gravidez, com a recomendação médica, a gestante pode dar início às suas aulas.

Veja também