Pimenta caiena emagrece? Veja benefícios e como consumir

Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias para beneficiar a saúde

 

A pimenta caiena é uma planta que possui a substância chamada capsaicina, que é muito benéfica para o organismo. É muito usada em tratamentos para perda de peso, pois possui ação termogênica. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes beneficiam a saúde cardiovascular. Veja como se beneficiar desse ingrediente muito usado na culinária.

  • Benefícios da pimenta caiena
  • Acelera o metabolismo
  • Ajuda a reduzir inflamações
  • Retarda o envelhecimento das células
  • Regula os hormônios da fome
  • Modifica o processo de acúmulo de gordura.

Como consumir

A forma mais comum de consumir a pimenta caiena é por meio de molhos usados nas principais refeições. A recomendação é de consumí-la no máximo duas vezes ao dia, por exemplo, no almoço e na janta.

A nutricionista Thayana Albuquerque indica o consumo da pimenta picada e adicionada na alimentação diária na forma de molhos, sopas, junto a vegetais salteados, ao temperar carnes e em algumas receitas especiais que levam pimenta.

É comum também o uso da pimenta caiena em pó, no entanto, esse tipo só possui os mesmos efeitos benéficos se for totalmente orgânico. "Neste caso, precisa olhar a rotulagem do produto, porque às vezes fazem o pó da pimenta misturado com vários outros ingredientes. Nada é melhor que o alimento in natura, mas se você optar pela opção em pó, confira se é orgânico", recomenda a nutricionista.

A pimenta caiena não é indicada para pessoas que sofrem com distúrbios gastrointestinais. Isso porque pode agir como irritante gástrico, causando dores de estômago e mal-estar.

Dessa forma, também não é bom consumi-la em excesso, pois pode causar:

  • Crise de ansiedade, principalmente em pessoas que já têm predisposição para a doença
  • Crise de gastrite
  • Aumento de pressão arterial em pessoas que têm hipertensão e não estejam cuidando adequadamente.

Pimenta caiena emagrece?

De acordo com a nutricionista, pessoas que estão em uma dieta saudável são beneficiadas com a aceleração do metabolismo, causado pelo poder termogênico da capsaicina.

"Além disso, a capsaicina regula os hormônios da fome e genes envolvidos no processo de acúmulo de gordura", explica Thayana Albuquerque.

Pimenta caiena ou dedo de moça

No Brasil, a pimenta caiena não é encontrada facilmente. Por isso, a nutricionista Thayana recomenda substituí-la pela pimenta dedo de moça, que é mais conhecida e de fácil acesso. As duas pimentas possuem a substância capsaicina e suas propriedades benéficas para a saúde.

 

Fonte: Minha Vida

Fotos: Divulgação

Veja também