Pimenta caiena emagrece? Veja benefícios e como consumir
A pimenta caiena é uma planta que possui a substância chamada capsaicina, que é muito benéfica para o organismo. É muito usada em tratamentos para perda de peso, pois possui ação termogênica. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes beneficiam a saúde cardiovascular. Veja como se beneficiar desse ingrediente muito usado na culinária.
- Benefícios da pimenta caiena
- Acelera o metabolismo
- Ajuda a reduzir inflamações
- Retarda o envelhecimento das células
- Regula os hormônios da fome
- Modifica o processo de acúmulo de gordura.
Como consumir
A forma mais comum de consumir a pimenta caiena é por meio de molhos usados nas principais refeições. A recomendação é de consumí-la no máximo duas vezes ao dia, por exemplo, no almoço e na janta.
A nutricionista Thayana Albuquerque indica o consumo da pimenta picada e adicionada na alimentação diária na forma de molhos, sopas, junto a vegetais salteados, ao temperar carnes e em algumas receitas especiais que levam pimenta.
É comum também o uso da pimenta caiena em pó, no entanto, esse tipo só possui os mesmos efeitos benéficos se for totalmente orgânico. "Neste caso, precisa olhar a rotulagem do produto, porque às vezes fazem o pó da pimenta misturado com vários outros ingredientes. Nada é melhor que o alimento in natura, mas se você optar pela opção em pó, confira se é orgânico", recomenda a nutricionista.
A pimenta caiena não é indicada para pessoas que sofrem com distúrbios gastrointestinais. Isso porque pode agir como irritante gástrico, causando dores de estômago e mal-estar.
Dessa forma, também não é bom consumi-la em excesso, pois pode causar:
- Crise de ansiedade, principalmente em pessoas que já têm predisposição para a doença
- Crise de gastrite
- Aumento de pressão arterial em pessoas que têm hipertensão e não estejam cuidando adequadamente.
Pimenta caiena emagrece?
De acordo com a nutricionista, pessoas que estão em uma dieta saudável são beneficiadas com a aceleração do metabolismo, causado pelo poder termogênico da capsaicina.
"Além disso, a capsaicina regula os hormônios da fome e genes envolvidos no processo de acúmulo de gordura", explica Thayana Albuquerque.
Pimenta caiena ou dedo de moça
No Brasil, a pimenta caiena não é encontrada facilmente. Por isso, a nutricionista Thayana recomenda substituí-la pela pimenta dedo de moça, que é mais conhecida e de fácil acesso. As duas pimentas possuem a substância capsaicina e suas propriedades benéficas para a saúde.
Fonte: Minha Vida
Fotos: Divulgação