Santa Catarina traça rota do turismo termal e de bem-estar

Leandro Mané Ferrari e Yuri Piccoli Hentz falam sobre os investimento turístico no estado

Hotel Termas do Gravatal, em Gravatal.

No fortalecimento do turismo termal e de bem-estar em Santa Catarina, o segmento vai receber R$ 1,5 milhão de investimento para realização de estudos técnicos das águas e um diagnóstico da estrutura turística disponível nos municípios de abrangência dos complexos termais. Naturalmente o anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), em Piratuba, pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro Mané Ferrari.

“Sem dúvidas, trata-se de um projeto fundamental, uma reivindicação de mais de 15 anos de quem atua nesse segmento e que agora estamos realizando. Assim, com as ações previstas será possível qualificar os produtos e serviços turísticos ofertados, disponibilizando aos usuários informações sobre as propriedades terapêuticas de cada tipo de água, um atrativo que têm grande procura por estar relacionado ao bem-estar”, explica Ferrari.

De fato, a iniciativa da Santur vai contemplar seis complexos hidrominerais localizados de várias regiões turísticas do estado. Sendo assim, estarão envolvidos na ação 18 municípios catarinenses: Gravatal, Tubarão, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, Treze Tílias, Itá, Videira, Piratuba, Campos Novos, São Carlos, Águas de Chapecó, Palmitos, São João do Oeste, Chapecó, Quilombo e São João do Sul.

Pratas Thermas Resort, São Carlos
Pratas Thermas Resort, em São Carlos.

Dessa forma, e, com base nos estudos, será desenvolvida uma certificação que evidencie as características e propriedades de cada tipo de água e seus benefícios à saúde. Da mesma forma, as propriedades terapêuticas creditadas às águas termais vão do tratamento antiestresse até o combate de doenças crônicas.  Por sua vez, o diagnóstico será estratégico para investimentos futuros, de forma a suprir demandas específicas de cada região. Assim sendo, entre os dados a serem levantados estão o número de leitos de hospedagem, lojas, imobiliárias, atrativos, entre outros.

Definitivamente, para nós do Vale dos Imigrantes esse investimento no termalismo é extremamente importante. A priori, uma das nossas vertentes são as águas termais, sem dúvida. Então, celebramos hoje a liberação dessas verbas para empregar no setor e também entendemos a intenção do governo em seguir investindo na estrutura da nossa região. Desde já, isso faz com que percebamos nossa importância. Só nos cabe agradecer” – disse Yuri Piccoli Hentz, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Vale dos Imigrantes.

A saber, Santa Catarina abriga a melhor água termal da América do Sul e a segunda melhor fonte do mundo em qualidade, atrás apenas de Vicky, na França. Além disso, também se destaca por ter a terceira melhor água mineral do mundo e o único parque termal de água salgada do país (São João do Sul).

Águas Mornas Palace Hotel
Águas Mornas Palace Hotel, em Águas Mornas.

Fonte: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
Imagens: hoteltermas.com.br / pratasthermas.com.br / aguasmornaspalacehotel.com.br

Veja também