Festa portuguesa - 68 anos de história e emoção nos EUA

Roberto Leal emociona em show na cidade de Ludlow, em Massachusetts

 

Quanta satisfação escrever sobre a minha gente aqui nos EUA e compartilhar de momentos que fazem nossos olhos transbordar de alegria. Que fascinação!

Primeiramente, preciso contar um pouco da minha terra aqui. Ludlow é uma pequena cidade no Estado de Massachusetts que nasceu lá pelos meados de 1751. Com uma população de cerca de 21 mil habitantes, Ludlow é também conhecida por “Pequena Portugal”, pelo visível número de descendentes portugueses. Além da correria diária, entre o trabalho e o lar, amo colaborar com a comunidade ao escrever para o jornal americano local, The Register. Por isso, marcando minha volta à Revista Sul Fashion, quero compartilhar o grande evento que aconteceu aqui em setembro passado.

Já no início da semana que antecede à festa, quando os primeiros caminhões chegam a Ludlow, as crianças já pulam de felicidade pois o parque de diversão começa a ser montado e o cenário do grande evento da cultura portuguesa, já pode ser visualizado. São 68 anos de história que continua a deixar marcas no coração de muita gente.
Há tantas coisas que gostaria de dizer sobre a festa. Quem sabe, voltarei a escrever mais numa próxima oportunidade. Por agora, quero deixar meu carinho a David Costa, coordenador de Entretenimento da Festa. O amor pela cultura e sua dedicação ao evento, nos impulsiona a acreditar que nossa comunidade terá muito mais festas bem sucedidas como esta. David que também faz parte da Banda Triple Play, e que abrilhantou a noite de sábado (3), não mediu esforços para oferecer o melhor à comunidade e visitantes.

Enquanto na sexta-feira(2), as festividades iniciavam, o cantor Roberto Leal chegava à cidade com sua banda para o grande espetáculo que reuniu mais de 50 mil pessoas no domingo (4). Durante sua estadia em Ludlow, Roberto Leal almoçou e jantou no restaurante português Come e Cala-te, que tem na administração a simpática Isabel Fernandes. Fãs puderam desfrutar do carinho do cantor e da banda.

Com sua dança e energia, aliados à belíssima voz e simpatia, Roberto conduziu a plateia por mais de duas horas. “O palco é o lugar mais bonito da nossa vida”, diz Roberto na entrevista concedida ao colega de imprensa Carlos Brito, do Canal Português (CNL). “Não adianta uma casa cheia de não sei o que. Não adianta muitos brilhos e muitas luzes. A maior luz está exatamente neste palco”, continua ele emocionado relembrando momentos do show. “Crianças me emocionaram, principalmente quando eu cantei o Hino Nacional,” conta ele que ao ver um menino entre 7 e 8 anos, chorando de emoção, abaixou-se e o abraçou. “Ele foi tocado pelo Hino Nacional Português” conclui Roberto.

“Só um povo forte, só um povo de raça consegue vencer!” Comenta ele no palco. “Fico feliz porque foram vocês que me inspiraram” continua ao apresentar o filho Rodrigo Leal aos aplausos da plateia. “Aprendam o inglês, se quiser o francês… Mas nunca se esqueçam do nosso português!”. Este foi o grito do cantor como um alerta a nossa gente para que mantenhamos a herança que nossos antepassados nos deixaram.

Inesquecíveis sucessos que marcaram o início de sua carreira no Brasil, em 1971, fizeram parte do seu repertório, assim como muitos outros que marcaram época. O amor e gratidão pelo Brasil, destacaram-se também entre o samba de Alcione (Não deixe o Samba Morrer), assim como o forte momento em que ele cantou Jesus Cristo, de Roberto Carlos. Foi de grande importância para o povo lembrar que acima de nós está uma força maior e que ao erguermos as nossas mãos ao céu e gritar “Jesus Cristo, eu estou aqui”, é realmente como diz a música: “faz crescer a fé em nosso salvador.”

Fora do palco, pudemos notar que Roberto é genuíno e transparente. Um coração cheio de amor para compartilhar com sua gente. Ele fez questão de gravar sua mensagem de agradecimento durante a entrevista: “Eu quero agradecer à Claudete Matos, porque ela é um elo de ligação. Alguém precisa fazer o que está por fazer. E são essas criaturas, como a Claudete, por esse mundo de Deus, que fazem esse elo. Se não houver esta aliança, fatalmente nós não teremos esta esperança. E é preciso que esta doçura que você está trazendo através da sua mensagem, dessa ligação, que o mundo fica muito mais bonito. Então, não é à toa que é uma comunidade europeia. Não é por nada que existe exatamente todos os argumentos, em que as pessoas se unem através deste ou daquele veículo. Mas é preciso que alguém esteja como você está Claudete, com o microfone na mão, pra ouvir, pra dizer, e pra trazer coisas do nosso Brasil. Que Deus te abençoe! Que Deus te faça cada vez mais forte! E que você nunca desista, porque é de suma importância, a sua participação neste elo, entre o Brasil e os EUA. Muita paz! E aproveito o meu beijo muito carinhoso ao Brasil, que nunca me viu como estrangeiro, mas como um português brasileiro.”

Veja também