Hospital Regional de Araranguá realiza cirurgia inédita de captação de órgão

Procedimento irá ajudar cinco pessoas que esperam transplante

 

Os órgãos captados por procedimento inédito no Hospital Regional de Araranguá, no Extremo  Sul do Estado, na manhã de segunda-feira (19) ajudarão cinco pessoas que estão a espera de transplantes. Foram captados dois rins, duas córneas e fígado.

A autorização para o procedimento partiu dos familiares da doadora, que era moradora de Araranguá e tinha 60 anos. Conforme  o médico Julhano Capeletti, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que faz a gestão naquela unidade hospitalar, isso representa um diferencial na forma de gerar saúde. "Incluímos o Hospital num seleto grupo de instituições de saúde que ajudam a pacientes que precisam de órgãos para oportunizar melhor qualidade em suas vidas", enfatizou o médico.

A doadora deixou dois filhos e, segundo eles, ela sempre foi muito caridosa. "Nada mais justo do que deixar como legado mais um ato de bondade", destacou o filho mais novo, voluntário da APAE. O procedimento durou pelo menos três horas e envolveu dez profissionais. E conforme todo o corpo clínico, a palavra e o sentimento que mais definiu o procedimento foi agradecimento. Como profissional vejo a possibilidade de poder dar esperança para várias pessoas que necessitam de um órgão para sobreviver. Também, como pessoa, vejo o renascimento de alguém que já tinha perdido a esperança de continuar vivendo. Já para a instituição, vejo como um crescimento para equipe, pois é a primeira vez que captamos órgão aqui, que só foi possível  acontecer devido ao empenho e comprometimento de toda equipe interna e da Central de transplante do estado.?, enfatizou Larissa Teixeira Martins, gerente de Enfermagem do HRA.

Participaram da cirurgia: Larissa Teixeira Martins, Kelly Chris Machado, Noelma Maria da Silva, Luana Araújo, Rosemary Sandrini, Janaína Machado, Júlio César Cechinel e Marucs Eduardo da Silva.

Release: Marilene Rodrigues | Assessora de Imprensa IDEAS

Veja também