Sete dicas para ajudar você na higienização do quarto segundo o Dr. Bactéria

Como evitar a proliferação de bactérias

 

 

  1. Não utilizar umidificadores ambientais:

Tecnicamente falando, o Dr. Bactéria explica que o ar de um ambiente tem que ser trocado seis vezes por hora. Isto se consegue deixando a janela e a porta abertas (corrente de ar). Umidificadores ambientais (como também, bacias com água ou toalhas molhadas) parecem ser excelentes, no entanto, não possuem uma “chave” que poderia desligar este aparelho quando a umidade ambiental atingisse 60%.

2. Não arrumar a cama na hora que acordar:

Nós perdemos cerca de 2,4 litros de água por dia (dejetos, suor, respiração). Uma grande parte está na cama, à noite. Se arrumarmos a cama no momento de acordar, iremos dificultar a evaporação (secagem) do colchão, o que facilita a vida dos ácaros. O Dr. Bactéria explica que devemos arrumar cerca de 1 a 2 horas após acordar, ventilando o quarto.

3. Não usar o travesseiro por mais de 02 anos:

Um travesseiro de dois anos é formado por cerca de 1/3 de ácaros vivos, ácaros mortos e fezes de ácaros. Eles devem ser trocados a cada dois anos. Alertas: evite levá-los em viagens, não deve-se lavar e dê preferência por travesseiros de látex, ok?

4. Não utilizar perfumes “odorizantes” nos colchões:

Estes perfumes “odorizantes” possuem um grande percentual de água, o que aumenta a umidade local facilitando a vida de ácaros e de bolores.

5. Não colocar o travesseiro no Sol:

Ao colocar o travesseiro no sol (prática muito comum), aquecemos a área externa, sendo que internamente fica em uma temperatura ideal para o acasalamento dos ácaros. Colocando no sol, na verdade, estamos criando um verdadeiro “Motel” para os ácaros. Coloque em local ventilado e na sombra.

6. Em quartos não usar tapetes ou carpetes:

Tapetes e carpetes, mesmo limpos e aspirados, apresentam uma grande quantidade de poeira, o que vai ocasionas todos os problemas já descritos, de acordo com Dr. Bactéria.

7. Não utilizar protetores em colchões ou travesseiros:

“Protetores de colchões e travesseiros, tipo sacos fechados por zíper, de algodão por fora e impermeáveis por dentro para impedir a passagem de suor, urina ou mesmo vômito. Estes devem ser trocados semanalmente. Um colchão com protetor dura o seu tempo médio de sete anos, sem precisar nenhum tipo de limpeza”, finaliza Dr. Bactéria!

Informações:Assessoria de Imprensa Jornalista Andrea Feliconio

Veja também