O toque brasileiro no Thanksgiving Day

Um pouco sobre a história do dia de ação de graças

 

Enquanto as luzes de Natal começam a iluminar grande parte do mundo, eu paro para refletir sobre uma das mais lindas celebrações nos EUA: o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). Para nós brasileiros que aqui vivemos, é como acrescentar mais uma celebração ao nosso calendário, mas para muitos americanos, o dia tem um significado muito especial. Para outros tantos, é um dia de comer peru e outra guloseimas que fazem parte do cardápio típico. Fico triste por estes, mas há também os que contrariam a história e não vejam sentido nenhum em celebrar.

Então, o jeito é buscar o que a história conta e mostrar um pouquinho algumas mesas de amigos brasileiros. Elevamos com isso, o nosso agradecimento a Deus por mais um ano de colheita farta e comida a nossa mesa. Que jamais falte o calor humano durante estas celebrações e que possamos sentarmos à mesa todos os anos e repetir a tradição.

O Thanksgiving surgiu no estado onde moro, Massachusetts, pelos colonizadores que vieram da Inglaterra no ano de 1620, os Pilgrims. O ato de Ação de Graças tinha como intuito agradecer a Deus pela colheita, já que o outono aqui inicia-se no final de setembro, enquanto no Brasil anuncia-se a Primavera. Por muitos anos, os Pilgrims celebraram em datas distintas, entre 21 de setembro e 9 de novembro, porém no ano de 1863, o presidente Abraham Lincoln decretou feriado nacional na última quinta-feira de novembro. Por ser muito perto do Natal e interferir no mercado, o congresso aprovou no ano de 1941, a troca para a quarta quinta-feira de Novembro, decretado pelo então presidente Franklin D. Roosevelt.

Outro fato curioso é que muitas famílias aqui nos Estados Unidos não montam sua árvore de Natal até o dia de Thanksgiving. Neste dia, em Nova Iorque, acontece por 90 anos, o grande desfile chamado Macy’s Parade. Após este desfile é que o clima de Natal invade maior parte da Nova Inglaterra.

Durante o dia de Thanksgiving pude receber o carinho de amigos à distância que estão aqui por perto ou em outros estados. Aqui estão algumas das belíssimas mesas de brasileiros celebrando o grande dia nos EUA.

Meus cunhados Woody e Maria Cashman nos recepcionam para o jantar de Thanksgiving todos os anos na cidade de Westfield, em Massachusetts.

 

O casal de Sombrio, Edila e Nelson Vuolo celebraram com elegância em Connecticut.

 

Uma das mais lindas mesas Catilsa Indresano, também de Sombrio, celebrando com a família e amigos em Massachusetts.

 

Do Rio Grande do Sul, Cleiva Allakani celebrou com requinte em New Jersey, junta à família e amigos. Na foto, sua filha Karol.

Veja também