Unesc Connect: o hub de inovação da Universidade a serviço da comunidade

Lançamento ocorre na próxima segunda-feira (13), no AM Master Hall


Conectar: verbo transitivo direto que significa estabelecer conexão entre duas ou mais partes. Mas você ainda pode utilizar outros sinônimos como ligar, associar, unir. É com este objetivo que a Unesc lança na próxima segunda-feira (13/06), mais um grande programa, que visa, justamente, conectar a academia à comunidade.

Trata-se do Unesc Connect, por onde a Universidade colocará o seu grande ecossistema de inovação e empreendedorismo à disposição de toda a região, se fazendo presente em diferentes lugares ao mesmo tempo. 

A ideia é, conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, fazer com que as diferentes pessoas, com os mais variados projetos e demandas, sejam conectadas dentro de um Hub de Inovação para desenvolverem soluções dentro e fora da Universidade.

O Hub de Inovação é um ambiente físico ou virtual com palestras, workshops, mentorias, imersões, meetups que conectam pessoas e organizações em eixos temáticos para desenvolverem ideias e soluções inovadoras. Seu foco é o desenvolvimento regional por meio da inovação e empreendedorismo com possibilidades de criação de novos negócios, fortalecimento dos já existentes por meio de soluções especializadas, transferência de tecnologia ou ainda uma solução acadêmica. “São pessoas que procuram a Universidade com várias demandas e nós, por meio do Hub de Inovação, conectamos às soluções que possuímos. Pode-se entrar em uma perspectiva de desenvolvimento de negócios, sendo que aqui dentro temos a Jornada Empreendedora, o Programa de Incubação, o Unesc Labs, o Unesc Solution. Podemos conectá-los à soluções especializadas ou às demandas acadêmicas, que serão viabilizadas por meio da Graduação Multi”, explica.

Podem participar do Hub de Inovação da Unesc: startups; pequenas, médias e grandes empresas; escolas públicas e privadas; potenciais empreendedores; consultorias de inovação; entidades governamentais; associações; aceleradores de startups; fundos de investimentos e a comunidade acadêmica. “O Unesc Connect, em última análise, busca desenvolver a inovação no ecossistema interno, mas também no externo, procurando aproximar cada vez mais a Universidade da comunidade”, pontua o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo.

Temáticas

Para situar as pessoas que pretendem participar do Unesc Connect, foram estabelecidas dez temáticas: Inovação em Saúde; Food Techs; Inovação em Smart City; Inovação Social; Tecnologia de Realidade Mista Aplicada a Aprendizagem 4.0; Unesc Experience; Tecnologias em Gestão Universitária; Empreende Mulher Unesc; Agronegócio; entre outros. 

“Paralelamente ao lançamento do programa, ativaremos as diferentes temáticas, das quais, uma já teve a palestra sobre smart cities, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Inovação na China (BraCham), ocorrida em maio. Além das palestras de ativação, vamos promover encontros com todos aqueles que estiverem conectados por meio de uma plataforma de inovação desenvolvida especialmente para essa finalidade. A partir disso, vamos envolver as pessoas para estimular, por um mecanismo de análise, oportunidades para cada um deles. Dependendo do nível de maturidade da ideia, encaminharemos as pessoas para algum dos nossos diferentes programas já existentes, como o Unesc Labs, o Unesc Solutions, ou ainda para um programa de incubação, além de estimulá-los a debater entre si as suas dores e possibilidades de evolução”, ressalta Montedo. 

Plataforma

No evento, que ocorre no AM Master Hall, a partir das 19h30min, será apresentada a página do Unesc Connect, onde os interessados poderão ingressar em uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup 49 Educação, que trouxe uma metodologia desenvolvida na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. “Como Universidade Comunitária, a Unesc, mais uma vez, dá a sua contribuição para a região. Por meio do Unesc Connect, será possível colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do local onde a instituição está inserida ao conectar as diferentes necessidades das pessoas da comunidade em geral com a acadêmica ”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Além disso, ocorrerá palestra com Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, um aplicativo desenvolvido para facilitar a solicitação de táxis nas grandes cidades.

Mais que um certificado

A pró-reitora Gisele Coelho Lopes destaca também que o Unesc Connect é também uma porta de entrada para as necessidades da comunidade em geral por intermédio da Pesquisa e da Extensão Universitária, dois importantes pilares que sustentam o status da Universidade pelo Ministério da Educação.

“A Unesc não entrega somente um certificado, ela entrega valor. Temos aqui pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes e colaboradores. Estes pesquisadores podem estar em laboratórios ou em espaços de pesquisa, podem ser autônomos e também trabalhar como prestadores de serviço por meio de sua expertise. A Unesc tem no seu contexto, dentro do cenário externo, pessoas que buscam abrir um negócio próprio, que querem desenvolver um projeto, podendo ser uma solução para um produto ou um processo novo ou que já está em andamento, uma mentoria, uma consultoria, ou um serviço muito específico”, cita.

Robusta rede de comunicação

A palavra robusta utilizada no título é citada pelo agente de Inovação da Unesc, Paulo Priante. “A Universidade consegue, por meio deste modelo, ter uma grande capacidade de fomentar toda esta rede e ecossistemas, compartilhando conhecimento, metodologia, mentores, gerando oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental, porque os eixos atuam de diferentes formas com as verticais e segmentos de indústria para que estes pilares possam se desenvolver de forma sustentável”, afirma.

Na busca por solucionar as dores e ajudar a desenvolver ideias, três soluções acadêmicas foram criadas: desenvolvimento e criação de negócios, que conta com os programas da Agência de Inovação da Unesc, serviços especializados pelo Unesc Solution e as Soluções Acadêmicas, estas orientadas pelos professores.

“A Unesc, como comunitária, devolve para a sociedade aquilo que é a sua natureza. Sem fins lucrativos, todo o seu resultado é reinvestido na sua operação, por isso ela está em todos os lugares. O Unesc Connect é, justamente, este ponto de conexão entre a Universidade e a comunidade de modo que a inovação é o alicerce que vai sustentar todo este processo. Não fazer por fazer, mas de uma forma que protagonize a transformação social, o desenvolvimento regional, como a nossa missão diz: ‘formar por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Fizemos jus aquilo que a nossa missão preconiza”, cita Gisele.

Quem ajuda também pode ser auxiliado

Imagine que, dentro do Unesc Connect, um estudante poderá prestar assessoria para alguém da comunidade que enfrenta uma dor, porém este acadêmico tem uma grande ideia que quer tirar do papel, onde ele buscará auxílio? A resposta estará bem ao lado dele: dentro do próprio Hub de Inovação da Unesc. “Pode ser que tenha um estudante que esteja em uma disciplina prestando uma solução acadêmica, mas quer montar um negócio, ele pode ser conectado a um serviço especializado, cumprindo assim dois papéis”, salienta a pró-reitora Gisele Coelho Lopes.

Já  o gerente de Inovação, Oscar Montedo acrescenta que outro objetivo é tonificar o ecossistema interno e regional, além da inovação por meio da criação de um espaço de encontro e cooperação mútua.

“Pretendemos ainda fortalecer o nosso ecossistema interno, fazendo que TCCs com ideias interessantes possam se desenvolver, aumentar o número de empresas ou ideias incubadas no Talent Lab, atrair startups da região, fortalecer a inovação dentro dos cursos de graduação, além dos mestrados e doutorados, fazer com que as inúmeras ideias promissoras desenvolvidas internamente cheguem à sociedade e se identifique como oportunidade de melhoria dos negócios já existentes, propiciar uma melhor relação entre a academia e a comunidade e abrir oportunidades para desenvolver projetos conjuntos entre a academia e o contexto regional, melhorando a qualidade do ensino de graduação, dos mestrados e doutorados”, conta.

Programação:

Lançamento:
13/06/2022: Lançamento com palestra de Tallis Gomes

Start:
27/05/2022: Palestra sobre Smart City.

Junho e julho: Palestras sobre as demais temáticas.

Workshop de ideias:

Junho a dezembro: Painéis com professores especialistas da Unesc para apresentar tendências sobre os temas de cada vertical do hub, empresas convidadas com atividade-fim sobre a temática da vertical para contextualizar os desafios do negócio. Dinâmicas para elaboração do painel de oportunidades.

Programa de qualificação:
Fluxo contínuo:
Jornada Empreendedora, Unext, Unesc Lab, Unesc Solution.

Fonte: Marciano Bortolin / Agecom - Agência de Comunicação Unesc
Imagem: Divulgação Agecom

Veja também